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Empresas Participantes do atendimento nacional ABRAMGE

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Dúvidas Frequentes

O que é uma OPERADORA de Planos de Saúde?

É toda empresa que presta assistência médica, devendo estar registrada na ANS (Agência Nacional de Saúde), órgão federal que regulamenta e fiscaliza o setor. A Unimed Catalão está devidamente registrada na ANS, sob o no - 32456-6. Os planos regulamentados oferecem maior cobertura e segurança na utilização.

Qual a diferença entre Plano NÃO REGULAMENTADO e Plano REGULAMENTADO?

Plano não regulamentado:

Eles têm limitações em consultas, exames e em dias de internações e também restrições de coberturas, conforme especificado em contrato.

Plano regulamentado:

São planos sob a vigência da Lei 9.656/98, com grandes vantagens para os beneficiários, pois os contratos oferecem uma maior quantidade de serviços, com número de consultas, dias de internação, de UTI e exames ilimitados. Também têm cobertura para hemodiálise, doenças infecto contagiosas, cirurgia cardíaca e neurológica, quimioterapia, radioterapia, ressonância magnética, transplantes de rins e córneas, tratamento e internação psiquiátrica.

O que é um Plano com ABRANGÊNCIA Local?

É um plano com abrangência no município em que foi contratado, e nos casos de urgência e emergência, em todo o território nacional.

O que é ATENDIMENTO AMBULATORIAL?

O percentual de reajuste será divulgado no mês de maio de cada ano, e aplicado na data de aniversário do contrato entre os meses de maio do ano vigente a abril do ano subsequente.

O que é um procedimento ELETIVO?

São aqueles que podem ser marcados com antecedência, pois não são caracterizados como urgentes ou emergenciais.

O que é CARÊNCIA?

O período de carência é o prazo ininterrupto, contado a partir do início da vigência do seu contrato, durante o qual os clientes não têm direito às coberturas contratadas.

Esse período é específico para cada procedimento e está descrito em seu contrato. Leia com muita atenção este Guia Médico e o seu contrato, pois eles são a garantia dos seus direitos e de atendimento. As carências podem variar de acordo com o contrato, mas de uma maneira geral, podem ser assim classificadas:

24 horas – Urgências e Emergências

30 Dias – Consultas e Exames Simples

180 Dias – Exames Especiais, Internações Clínicas, Cirúrgicas e Psiquiátricas, incluindo Internações em UTI.

300 Dias – Partos e Cesarianas

24 meses – Lesões e Doenças Pré-Existentes

O que é CO-PARTICIPAÇÃO?

Alguns contratos possuem a possibilidade de co-participação, na qual você irá participar pagando um valor integral ou percentual, pré-determinado, quando utilizar as coberturas contratadas nos respectivos procedimentos (exames/consultas realizados em ambulatório).

A lei 9656/98 permite a co-participação com o objetivo de minimizar os custos das mensalidades de sua assistência médica. As condições e os valores das co-participações estão expressos no seu contrato

Em caso de perda ou roubo do meu cartão, como posso solicitar uma 2°a via?

Para planos particulares, você deve procurar o setor de cadastro. É importante estar ciente da cobrança da taxa de 2° via. No caso de plano empresa você deverá fazer a solicitação na sua empresa, para que ela solicite a 2a via do cartão.

Como faço para alterar dados cadastrais (endereço, telefone etc...)?

Apenas o titular pode solicitar a alteração dos seus dados cadastrais. Para isso, deve procurar o Setor de Cadastro, levando o comprovante do novo endereço e documentos pessoais.

Calendário de Entrega de Fatura

A entrega de fatura se encerra todo dia 15 do mês, a entrega do arquivo fisico e xml.

Para prestadores interno: Entrega semanal

Para prestadores externo: Entrega mensal

Hospitais: Entrega quinzenal

As faturas entregues após dia 15 serão consideradas para a próxima competência.

Indice de desempenho de Saúde Suplementar (IDSS 2019 Ano-base 2018)

IDSS da operadora 2019 (Ano-base 2018)

0,7264

1 - IDQS - Qualidade em atenção à saúde

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento para o atendimento das necessiades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promação, prevenção e assisência à saúde prestada.

0,7142

2 - IDGA - Garantia de acesso

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a grantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

0,4857

3 - IDSM - sustentabilidade no mercado

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satistação do beneficiário e compromissos com prestadores.

0,9861

4 - IDGR - Gestão de processos e regulação

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

0,7059

Faixa de notas de avaliação:

Indice de desempenho de Saúde Suplementar (IDSS 2018 Ano-base 2017)

IDSS da operadora 2018 (Ano-base 2017)

0,7234

1 - IDQS - Qualidade em atenção à saúde

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento para o atendimento das necessiades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promação, prevenção e assisência à saúde prestada.

0,6835

2 - IDGA - Garantia de acesso

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a grantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

0,5002

3 - IDSM - sustentabilidade no mercado

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satistação do beneficiário e compromissos com prestadores.

0,9861

4 - IDGR - Gestão de processos e regulação

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

0,7242

Faixa de notas de avaliação: